Como é feita a divisão do patrimônio no divórcio?

Como é feita a divisão do patrimônio no divórcio?

Não esperamos nos divorciar do nosso parceiro(a), mas são situações que podem ocorrer, e está tudo bem se acontecer, acima de tudo, devemos respeitar um ao outro e entender que todo ciclo tem seu fim e que devemos buscar nossa felicidade e bem-estar sempre. 

.

Além de ser um momento muito delicado para o casal, qualquer palavra fora de hora pode tornar um caos e tudo ir por água abaixo, e não é definitivamente o que queremos. 

.

A partilha de bens não necessariamente precisa ser realizada junto com o divórcio , no entanto, quanto antes resolver a partilha do patrimônio, melhor será para ambos, mas isso será assunto para outro dia. 

.

Se as partes estiverem de acordo com a divisão de patrimônio, podem fazer no cartório a elaboração da escritura de divórcio junto com a partilha dos bens. 

.

Normalmente utilizamos a via judicial quando existem filhos menores de idade, nascituro ou quando não existe consenso na partilha dos bens. 

.

A divisão do patrimônio será feita conforme o regime de bens que foi escolhido pelo casal.

.

Se o casal optou pelo regime da comunhão parcial de bens, todos os bens adquiridos na constância do casamento serão partilhados em 50% para cada um.

.

Se o casal optou pelo regime da comunhão universal de bens, significa que em regra todos os bens adquiridos antes ou durante o casamento serão partilhados em 50% para cada um. 

.

Ou, se o casal optou pelo regime de separação total de bens, todos os bens adquiridos na constância do casamento serão de propriedade individual de quem o adquiriu. No entanto, em determinadas circunstâncias se ambos pagaram pelo bem, ele será repartido de acordo com a contribuição efetiva de cada um. 

.

Gostou? Me conte nos comentários! 

Leave a Reply

Your email address will not be published.