4 Motivos para ser um Correspondente Jurídico

Home / CORRESPONDENTE JURÍDICO / 4 Motivos para ser um Correspondente Jurídico

Vamos falar um pouco sobre como funciona essa atividade que muitos advogados recém formados e bacharéis de Direito exercem para obter uma renda extra! Por isso elaboramos para vocês 4 motivos para ser um correspondente jurídico!

O que faz um Correspondente Jurídico?

Antes de falarmos sobre as 4 Motivos para ser um Correspondente Jurídico, vou lhes dizer o que faz um correspondente jurídico!

Normalmente, quando precisamos de uma diligência para cidades fora do Estado de São Paulo ou até mesmo dentro de São Paulo em nosso escritório contratamos o que chamamos de Correspondente Jurídico.

A função do correspondente jurídico é bastante conhecida dentro do ramo do direito, e alguns tipos de serviços prestados podem ser feitos por bacharéis  como por exemplo extração de cópias de processos, entrega de documentos, protocolo de petições, ser preposto, entre outros.

Um Correspondente Jurídico contratado para atividades que necessitam da OAB definitiva irá realizar diligências como audiências, levantamento de alvará, despacho com juiz, preposto, protocolo e extração de cópias de processos em sigilo, entre outros.

Desse modo, além de contar com um profissional para resolver sua demanda em outra localidade, evita custo de viagens, proporcionando o ganho de tempo.

A importância do Correspondente Jurídico

O Correspondente Jurídico é um profissional de extrema importância no Direito, pois ele atende as necessidades de seu contratante (profissional ou escritório de advocacia) em diferentes comarcas, gerando uma economia muito significativa de tempo e dinheiro.

E as vantagens são muitas, pois é uma área muito ampla e os serviços podem variar dos mais simples (tirar cópias de processos) aos mais complexos (participar de audiência).

Agora vamos logo aos 4 Motivos para ser um Correspondente Jurídico!

1º Motivo: Dinâmica de Trabalho

Como mencionamos acima, a área em que um correspondente jurídico pode atuar é muito ampla! Logo seu trabalho é dinâmico.

Você deve apenas responder ao seu contratante, e realizar a tarefa dentro do seu prazo (claro, desde que não haja prazo menor a ser cumprido).

Além disso, a atividade de um Correspondente Jurídico trás boas parcerias com escritórios, podendo inclusive ser encarada como um negócio próprio!

2º Motivo: Renda extra

Existem diversos sites que você pode se cadastrar para receber os pedidos de serviços pelos escritórios.

Em nosso escritório utilizamos apenas o site Migalhas. 

Mas, também existem diversos outros, como o Jurídico Certo que recentemente se uniu com o Jus Brasil.

O ideal é você conversar com outros colegas da área que atuam como Correspondente Jurídico nas cidades próximas as suas para saber qual o site em que eles são cadastrados!

O que é certo é, você terá diversas oportunidades para ganhar uma remuneração extra. Isso porque a todo momento, advogados e escritórios publicam novas diligências no país inteiro.

A mesma situação serve para quem ainda é estagiário ou bacharel, visto que a Correspondência Jurídica pode ser uma ótima forma para conseguir se desenvolver em diversas áreas.

3ª Motivo: Reconhecimento Profissional

Quando você começa a atuar como Correspondente Jurídico acaba prestando diversos serviços para inúmeros escritórios e advogados.

Quando um contratante gosta do seu serviço, ele sempre irá retornar o contato para que você continue diligenciando em favor deste! Isso sempre acontece em 99% das vezes!

Alguns sites de Correspondência avaliam o Correspondente, o que eu particularmente acho um pouco arriscado, pois já tive casos em que o contratante não quis me pagar pela diligência realizada, sob o argumento de que o processo estava na conclusão e que eu não haveria realizado a diligência.

Contudo, aqui no Estado de SP, e em exatamente nas cidades em que atuamos, toda e qualquer diligência deve ser paga, visto que você se deslocou seu escritório para ir até o fórum ou secretaria solicitada, gastou o seu tempo (que deve ser pago por isso).

É assim que funciona, você deve cobrar pelo seu tempo! Já dei essa dica aqui nesse  post. Falando sobre 5 dicas de como cobrar honorários advocatícios. Essas dicas também valem para a cobrança de serviços prestados por um Correspondente Jurídico.

A Tabela da OAB nos dá um parâmetro para ser cobrado. Mas acredite, só você sabe o quanto de tempo será gasto para realizar uma diligência.

Mas, retornando ao assunto, rs…

Muitos dos escritórios que nos contratam como Correspondente, sempre voltam! Acredite! O reconhecimento parte do retorno do contratante!

4º Motivo: Networking

Quando me formei, pensei em como faria para ter uma renda, tendo em as entrevistas que eu fazia nos escritórios eram muito acirradas. Conversando com alguns colegas já formados, me disseram que trabalhavam nos seus escritórios e que também eram Correspondentes Jurídicos.

Durante a faculdade eu mal convivia com essa situação de Correspondente, visto que fazia estágio em autarquia municipal e não me interessava muito o assunto.

Pois bem! Depois que você se forma, as coisas são mais embaixo do que pensamos…

Comecei a me cadastrar em alguns sites gratuitos de correspondentes, mais quase não haviam demandas para serem feitas, ou então, algum colega fazia uma proposta cujo valor era baixíssimo e quase nunca conseguia fechar os serviços.

Ate que por fim, me cadastrei no site Migalhas, e começaram a aparecer diversas demandas para a região em que atuava! E foi a partir disso que comecei a fazer a minha “clientela/parceria” com escritórios e advogados!

Mas, calma! Nada vem da noite pro dia, tem que ter paciência!

Saiba que ao ser Correspondente Jurídico você tem a possibilidade de atuar em diversos escritórios de advocacia em todo território nacional e ao prestar de forma exemplar uma demanda, além de expandir sua área de atuação, você constrói um bom networking! Abrindo ainda mais portas!

Os contatos de escritórios e advogados se somam e garantem a você uma ótima referência profissional!

Como nossa profissão é uma das mais antigas, as referências e indicações são a base para termos uma carreira promissora!

Então, você sendo Advogado, bacharel ou estagiário agora tem 4 Motivos para ser um Correspondente Jurídico!

Espero que tenham gostado!

Até a próxima!

 

Leave a Reply

Your email address will not be published.