Os 03 maiores erros que o síndico pode cometer

Home / DIREITO CONDOMINIAL / Os 03 maiores erros que o síndico pode cometer

Se você está pensando em se candidatar a síndico do seu prédio é interessante que você leia esse post até o final para saber se, de fato, você tem vocação para o cargo. Nesse post vou te mostrar os 03 maiores erros que o síndico pode cometer.

1. Desorganização financeira:

É preciso que o síndico tenha bem claro em sua mente a entrada, saída, datas de pagamento e vencimento etc. è preciso organização para que você possa ser transparente.  Sempre que algum condômino solicitar prestação de contas, é preciso ter tudo registrado e pronto para ser demonstrado.

O síndico precisa saber quanto dinheiro há em caixa para determinar o que pode e o que não pode ser feito. Precisamos sempre lembrar que a inadimplência assombra  os condomínios. Um passo errado pode causar um prejuízo enorme.

Uma administradora de condomínios experiente pode ajudar bastante já que terá os serviços necessários para manter tudo organizado e em relatórios, para que se possa visualizar a qualquer momento. Com isso, a administração financeira fica facilitada e o síndico não se desorganizará na hora de manejar as entradas e os gastos, garantindo que haja uma boa relação com os condôminos.

2. Muito cacique para pouco índio

A convenção de condomínio é quem dita os poderes e competências do síndico. Assim, o síndico deve sempre respeitar esses limites e só atuar nas áreas em que lhe são garantidas. Isso evita que os condôminos desconfiem de qualquer irregularidade.

Tenho que te avisar que atuar em assuntos que vão além de sua competência pode gerar responsabilidade pessoal. Por isso, o síndico sempre deve atuar de acordo com o que foi decidido, e se surgir algo que precisa ser resolvido, mas não está ao seu alcance, devem ser marcadas assembleias e reuniões para tratar do assunto.

3. Descuidar da manutenção

Todo prédio ou condomínio deve ter uma manutenção regular para que as estruturas não fiquem desgastadas.para isso são importantes as revisões e manutenções de rotina. Fica muito mais barato manter funcionando do que consertar apenas quando quebrar.

Imagine morar em um condomínio com 220 apartamentos e o portão da garagem quebrar. O síndico tem o prejuízo para consertar o portão, com a hora extra de funcionário que terá que ficar controlando entrada e saída. Isso sem pensar que a segurança ficará de lado nessa hora.

Descuidar dessa questão pode afetar a imagem do síndico e a confiança dos condôminos. O imóvel pode ficar com um ar de abandonado e sem responsável.

Agora que você já sabe dos 03 erros que não pode cometer, fique atento ao blog. Toda quinta-feira tem dicas sobre condomínios.

Até mais!

Leave a Reply

Your email address will not be published.